terça-feira, 26 de maio de 2009

"Vrígula"

Acho que não uso bem a vírgula, por isso resolvi criar um substituto para ela. Se chamará: “vrígula”! A utilização é bem simples: cada vez que se for falar o português não convencional usar-se-á o novo elemento a “vrígula”. Exemplo: Nóis fumo (vrígula) nóis vortemo. O Framengo ganhô (vrígula) o Corintia tumbém, e assim por diante.
Acho que o etc poderia ter uma utilização mais ampla também: um estudante ao responder uma questão de prova sobre o descobrimento do Brasil diria apenas: “Cabral entrou numa caravela e etc.” Pronto, o resto todos já sabem. O homem que fosse flagrado chegando as seis da manhã diria pra mulher: “Ah, saí do trabalho e etc.” Ponto. Não precisaria se estender explicando sobre a bebedeira com os amigos.
Expressões também estão em falta. É preciso inventar uma para quando as mulheres nos perguntam se estão gordas. Meu caro amigo, se a sua mulher lhe perguntar se está gorda, você está encrencado, pois se você disser que não está, ela replicará : “Viu como você não presta atenção em mim!” ou “Mentiroso” ou “Eu sei que estou, não adianta tentar me agradar. Eu ainda estou magoada por que você esqueceu nosso aniversário de 13 dias”. Agora, se o gajo tenta chutar o balde e partir para o sincero: “É, você está mesmo”... sebo nas canelas! Fuja pela sua vida, você é um homem morto!
Por isso era necessário criar uma expressão pra essa hora fatídica. Se a mulher perguntasse: “Estou gorda?” bastaria responder: “Amor você está uma... tapanhangüera!” Ela responderia: “Tapanhanguera? O que é isso?” e o homem diria: “Uma tapanhanguera é algo assim... assim como você meu amor.” O assunto acabaria por aí, até esse termo ficar gasto e o homem inventar outros.
Uma expressão pra quando somos pegos bêbados na blitz policial também é interessante. Assim, ao se verificar uma quantidade excedente de sangue no álcool do sujeito se diria: “ Eu não estou bêbado, tenho... xilosprazia!”. O guarda daria um passo atrás :”Isso pega?” então se responderia “Não, mas quem tem isso parece um bêbado. Fala como um bêbado. Age como um bêbado. Até cheira como um bêbado.” Então o guarda diria :”Deus abençoe. Passar bem!”
Outro dia mesmo, enquanto me expulsavam de um bar, eu gritei :”Vocês não entendem, eu tenho xilosprazia!”. Realmente muito útil. Maravilhas da pós-modernidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário deve ser previamente aprovado pelo meu cachorro, o Bazuca.